quarta-feira, 4 de novembro de 2015

Adriana Silva em seminário na Oficina Cultural Cândido Portinari

SEMINÁRIO: O PATRIMÔNIO CULTURAL NA CIDADE CRIATIVA
Coordenação: Adriana Silva, Nainôra Freitas e Lilian Rosa
13/11 – sexta-feira – 9h às 18h (com intervalo de uma hora para almoço)
Público: gestores culturais, membros da sociedade organizada e artistas
Inscrições: 15/10 a 10/11
Seleção: primeiros inscritos
50 vagas

O seminário fecha a primeira fase do projeto "O Patrimônio na Cidade Criativa" que, no decorrer de 2015, realizou oficinas em sete municípios-sede, para as quais foram convidadas mais 28 cidades, atingindo assim 35 localidades da região atendida pela Oficina Cultural Candido Portinari. Na primeira parte do encontro, as coordenadoras do projeto falarão sobre a metodologia de diagnóstico de potencialidades das cidades visitadas, a partir das identidades culturais de cada uma. Com o propósito de certificar o que foi compartilhado e dar exemplos das possibilidades, será realizado o mesmo exercício sobre o diagnóstico de Ribeirão Preto. A segunda parte será aberta para que as cidades, sedes e convidadas, possam compartilhar entre si suas experiências com as ações propostas pelo projeto. Para este encontro está previsto o lançamento do livro, inicialmente em formato digital, "O Patrimônio Cultural na Cidade Criativa", idealizado e produzido pela OC Candido Portinari. Está previsto o lançamento, inicialmente em formato digital, do livro "O Patrimônio Cultural na Cidade Criativa".
Observação: os dirigentes dos municípios que participaram do projeto receberão por e-mail as orientações para o envio do painel de apresentação a ser apresentado no seminário. O arquivo do painel deverá ser enviado para:producao.ocportinari@oficinasculturais.org.br

Lilian Rosa é mestre e doutora em História e Cultura Política, e pós-doutoranda em Políticas de Patrimônio Cultural pela FEA-USP de Ribeirão Preto. Coordena o curso de História do Centro Universitário Barão de Mauá e é vice-presidente do Instituto Paulista de Cidades Criativas e Identidades Culturais (IPCCIC). Foi diretora do Departamento de Patrimônio Cultural da Secretaria de Cultura de Ribeirão Preto (2005-2012) e coordenadora da Rede de Cooperação Identidades Culturais (2009-2012). É autora de livros sobre memória e identidades culturais.

Adriana Silva, jornalista, é doutora em Educação pela UFSCar e pós-doutoranda em Administração / Gestão Pública pela FEA-USP de Ribeirão Preto. Foi Secretária de Cultura de Ribeirão Preto (2009-2012). É membro da Setorial de Patrimônio Material, vinculado ao Conselho Nacional de Cultura do MinC; diretora administrativa do Instituto Casa da Memória Italiana; presidente do Instituto Paulista de Cidades Criativas e Identidades Culturais (IPCCIC) e presidente da Fundação Feira do Livro.

Nainôra Freitas é historiadora, com mestrado e doutorado pela Unesp de Franca. Leciona, no Centro Universitário Barão de Mauá, as disciplinas Religião e Cultura / Museu. É pesquisadora e conselheira do Instituto Paulista de Cidades Criativas e Identidades Culturais (IPCCIC) e foi membro da Rede de Cooperação Identidades Culturais (2009-2012). Autora de livros sobre memória e identidades culturais, e de projetos sobre culinária e festas religiosas.
Imprimir

Nenhum comentário:

Postar um comentário