terça-feira, 24 de novembro de 2015

Denise Muller convida para exposição

A acadêmica Denise Muller convida para sua exposição em novo espaço da cidade.


segunda-feira, 23 de novembro de 2015

Eliane Ratier participa de projeto educativo



A acadêmica Eliane Ratier, junto com os escritores Nilton Chiaretti e Heloísa Alves, participou , a convite da professora Cláudia Cantarela da escolha dos textos dos alunos que compuseram o livro "O amor nos tempos da internet", produzido pelo Colégio Anglo de Ribeirão Preto.
Parabéns a todos os envolvidos no projeto!

sábado, 21 de novembro de 2015

Dr Nelson Jacintho ganha medalha


O acadêmico Nelson Jacintho recebeu a medalha de Mérito Literário da Academia Pan Americana de Letras e Artes.
Parabéns, confrade, por mais esta conquista!

sexta-feira, 20 de novembro de 2015

Fernanda Ripamonte em antologia



A acadêmica Fernanda Ripamonte teve seu texto selecionado para participar da antologia do IV Concurso Rovílio Costa, que será lançada em 2016 na Feira do Livro em Porto Alegre.
Parabéns à Fernanda que foi a única selecionada do estado de São Paulo.

quinta-feira, 19 de novembro de 2015

Clube de leitura da Feira do Livro

Repasso aqui o convite da Iara

Boa tarde a todos!

Quero agradecer a presença dos amigos que vieram ao Clube de Leitura ontem, foi realmente muito produtivo!

Nesse segundo encontro, o grupo escolheu ler a coletânea “Antes do Baile Verde”,  também da Lygia Fagundes Telles, que tem um conto chamado Jardim Selvagem, esse tem uma adaptação que a Tv Globo fez e foi exibido no programa “Caso Especial”, talvez dê para fazer um cine literatura com esse especial, todos gostaram da ideia.

Ficou acertado: próximo clube, dia 24 de novembro, última terça-feira do mês, às 19h.
Livro coletâneas “Antes do Baile Verde” – Lygia Fagundes Telles

Gostaria de estender o convite a todos que inicialmente se comprometeram a participar do grupo e por isso estão nesse mailing, para que façam a leitura e compareçam no próximo dia 24 de novembro! Vamos fortalecer o Clube e tirar proveito do conhecimento de cada um que aqui está!


Bjs


Iara

quarta-feira, 18 de novembro de 2015

Gustavo Molinari e Cristina Modé convidam para Canto Lírico em Cena

Recital de canto e piano com a mezzo-soprano , a acadêmica Cristina Modé, o pianista acadêmico Gustavo Molinari e artistas convidados. No programa obras de Mozart, Fauré, Massenet, Bizet, e Purcell.
Participação especial: Dr. Denizard Rivail Gomes.
Convidados: cantores Andréa Candido dos Reis, Luiz Paulo e Carlos Gonzaga.
Instrumentistas: Victor Cesar, Gabriel Lacerda, Maik Toloi, Raphael Heiji e Leonardo Costa.
Apresentação: Marcos Papa e  da acadêmica Eliane Ratier.
Dia 25 de novembro de 2015, 20h, Theatro Pedro II, Ribeirão Preto
Entradas na bilhetria do teatro: $20,00

segunda-feira, 16 de novembro de 2015

Eliane Ratier convida para Prosa de Saberes- Ler África



PROJETO: LER ÁFRICA
“Ler África” foi pensado para promover as literaturas africanas em língua portuguesa e o livro enquanto fonte de difusão multicultural. Nesta 2ª edição, o projeto está mais abrangente e traz ações não só em literatura, mas também em História e Cultura africanas. “Ler África” é realizado em parceria com o GEPUA - Grupo de Estudo e Pesquisa "União Africana" da Unesp Araraquara e com o Instituto do Livro de Ribeirão Preto, tendo apoio cultural da Casa do Poeta de Ribeirão Preto.

► PROSA DE SABERES E LANÇAMENTO DO LIVRO ponte@palavra.cv.com
Convidada: Maria Helena Sato
Mediação: Eliane Ratier
26/11 – quinta-feira – 19h às 21h
Público: interessados em geral, a partir de 16 anos
Inscrições: 15/10 a 25/11
Seleção: primeiros inscritos
50 vagas

Bate-papo com a poeta cabo-verdiana Maria Helena Sato, que falará sobre sua trajetória literária e lançará o livro “ponte@palavra.cv.com”, escrito com outras duas autoras de Cabo Verde, Lavínia St. Aubyn e Maria Faria de Brito.

Maria Helena Sato é escritora cabo-verdiana, nascida em São Vicente. Mestre em Comunicação, com pós-graduação em Comunicação Social, Comunicação Corporativa e Literatura, é formada em Letras e trabalha como tradutora pública e intérprete comercial, após uma carreira corporativa nas áreas de comunicação, memória empresarial e responsabilidade social corporativa. Publicou anteriormente 13 livros, abrangendo contos, poesia e crônicas, além de um estudo dedicado ao poeta Antonio Januário Leite, escrito em parceria com Luís Romano.  Desenvolve trabalhos sociais com apresentação de oficinas de haicai e palestras sobre sustentabilidade para crianças e adolescentes em escolas públicas.

domingo, 15 de novembro de 2015

Gisele em Campos do Jordão com Carmina Burana

Gisele Ganade esteve em Campos do Jordão para espetáculo 

Carmina Burana no Auditório Claudio Santoro em
Campos do Jordão

Numa realização da ACAM Portinari (Associação Cultural de Apoio ao Museu Casa de Portinari), Organização Social de Cultura, que através de contrato de gestão com o Governo do Estado de São Paulo administra em parceria com a Secretaria da Cultura o Auditório Claudio Santoro em Campos do Jordão, a Cia. Minaz apresenta nos dias 30 e 31 de outubro, sua montagem encenada da cantata Carmina Burana de Carl Off.

Estreada há 10 anos, a montagem da companhia ganhou reconhecimento nacional ao ser transmitida diversas vezes pela TV Senado no programa “Quem tem medo de Música Clássica”. A obra é apresentada pelos corais da Cia. Minaz de forma cênica com interferências de atores e bailarinos, interpretando os desejos ocultos dos seres humanos que sobrevivem em massa, oprimidos pela sociedade criada pela sua própria ambição e subjugada pelo movimento constante da “Roda da Fortuna”.
No Auditório Claudio Santoro a montagem será realizada com 100 vozes dos Corais Adulto e Juvenil da Cia. Minaz, com os solistas Thayana Roverso, Ozório Christovam, Wladimyr Carvalho, Camilo Calandreli, os bailarinos Isabella Pessotti, Davi Tostes e os atores Luara Pepita e Fabricio Papa,  acompanhados pelos pianistas Rafael Andrade e Márcio Gomes  e grupo de percussionistas do conservatório Dramático Musical  de Tatuí formado por Luis Marcos Caldana, Agnaldo Silva, Jeferson Oliveira e Robson Moraes sob regência de Gisele Ganade e direção cênica de André Cruz.  Cenário e figurinos de Ivo Rinhel D’Acol. 


--
Gisele Ganade
Diretora da Cia. Minaz
Teatro Minaz - Ribeirão Preto - SP
(16)39412722 / 36100056 / 999622575

sábado, 14 de novembro de 2015

Dr Nelson Jacintho discursará em homenagem aos médicos

Neste dia 16 de novembro o Conselho Regional de Medicina prestará homenagem aos médicos com mais de cinquenta anos de exercício profissional.
A homenagem acontecerá no teatro Bassano Vacarini e o dr Nelson é o convidado para discursar na solenidade.
Parabéns ao dr Nelson por continuar na ativa e pela escolha.


terça-feira, 10 de novembro de 2015

Meire Genaro na Semana de Música da Adevirp com Helena Agostinho

A acadêmica Meire Genaro se apresentará na tradicional Semana de Música da Adevirp, Associação dos Deficientes Visuais de Ribeirão Preto e regiaõa,  a convite da acadêmica Helena Agostinho.
A semana acontece de 16 a 20 de novembro e a apresentação será no dia 18 de novembro, às 14horas.
A semana comemora o dia de Santa Cecília, 22 de novembro,  padroeira dos músicos.
Parabéns!!

domingo, 8 de novembro de 2015

Convite Incubadora Cultural, Otoniel Mota , Palace

Amigos, a Incubadora Cultural, idealizada pelo dr Camilo Xavier, faz mais um evento de premiação de textos literários dos alunos da escola Otoniel Mota,  sob coordenação da sempre presente Heloísa Alves, neste dia 11 de novembro às 19h30, no Centro Cultural Palace.
Somos todos convidados a prestigiar esta manifestação em favor da educação e da cultura.


RIBEIRÃO PRETO - CENTRO CULTURAL PALACE - 11/11/2015 - 4ª FEIRA - 19H30 - EVENTO DA INCUBADORA CULTURAL, COM PREMIAÇÃO DE TEXTOS DOS ALUNOS DO COLÉGIO OTONIEL MOTA. 
IDEALIZADOR E COORDENADOR DO PROJETO INCUBADORA CULTURAL: Camilo André Mercio Xavier, MEMBROS: Elaine Assolini,Heloisa Alves e Alberto Cosme Gonçalves
MESTRE DE CERIMÔNIAS: Eliane Ratier
Entrada franca

quinta-feira, 5 de novembro de 2015

Mara Senna e os eventos de outubro

A acadêmica Mara Senna participou de eventos literários, levando junto com seu trabalho o nome da Alarp, e , generosamente, divide conosco sua alegria que também é nossa. Parabéns, Mara. Obrigada.


1.No dia 08 de outubro, participação na Premiação da12a. Edição do Concurso de Poesia Carlos Drummond de Andrade da Escola Estadual Tomas Alberto Whatelly como parte da ExpoTaw, tradicional evento da escola que abrange Literatura , Artes Plásticas, Ciências, Filosofia e Esportes, entre outras atividades. O convite foi feito pela professora Adriana Nogueira de Mello coordenadora da Sala de Leitura.






> 2. Participação, como poeta convidada, do tradicional evento Chuva de Poesia do Colégio Santo Inácio no Rio de Janeiro ocorrido em 21 de outubro.O evento encerra as atividades de Poesia ocorridas durante todo ano, com a apresentação de poemas dos alunos e a ' chuva de poemas' lidos ao longo do ano por eles, que são lançados da parte mais alta do Colégio. O convite foi feito pela professora Isabel Pessoa, que curiosamente é prima distante do poeta Fernando Pessoa por parte de pai.






3. Lançamento do terceiro livro de poemas Eternidade na palma da mão no Sesc Ribeirão ocorrido no dia. 28 de outubro com a presença de muitos alarpeanas e alarpeanas.







quarta-feira, 4 de novembro de 2015

Adriana Silva em seminário na Oficina Cultural Cândido Portinari

SEMINÁRIO: O PATRIMÔNIO CULTURAL NA CIDADE CRIATIVA
Coordenação: Adriana Silva, Nainôra Freitas e Lilian Rosa
13/11 – sexta-feira – 9h às 18h (com intervalo de uma hora para almoço)
Público: gestores culturais, membros da sociedade organizada e artistas
Inscrições: 15/10 a 10/11
Seleção: primeiros inscritos
50 vagas

O seminário fecha a primeira fase do projeto "O Patrimônio na Cidade Criativa" que, no decorrer de 2015, realizou oficinas em sete municípios-sede, para as quais foram convidadas mais 28 cidades, atingindo assim 35 localidades da região atendida pela Oficina Cultural Candido Portinari. Na primeira parte do encontro, as coordenadoras do projeto falarão sobre a metodologia de diagnóstico de potencialidades das cidades visitadas, a partir das identidades culturais de cada uma. Com o propósito de certificar o que foi compartilhado e dar exemplos das possibilidades, será realizado o mesmo exercício sobre o diagnóstico de Ribeirão Preto. A segunda parte será aberta para que as cidades, sedes e convidadas, possam compartilhar entre si suas experiências com as ações propostas pelo projeto. Para este encontro está previsto o lançamento do livro, inicialmente em formato digital, "O Patrimônio Cultural na Cidade Criativa", idealizado e produzido pela OC Candido Portinari. Está previsto o lançamento, inicialmente em formato digital, do livro "O Patrimônio Cultural na Cidade Criativa".
Observação: os dirigentes dos municípios que participaram do projeto receberão por e-mail as orientações para o envio do painel de apresentação a ser apresentado no seminário. O arquivo do painel deverá ser enviado para:producao.ocportinari@oficinasculturais.org.br

Lilian Rosa é mestre e doutora em História e Cultura Política, e pós-doutoranda em Políticas de Patrimônio Cultural pela FEA-USP de Ribeirão Preto. Coordena o curso de História do Centro Universitário Barão de Mauá e é vice-presidente do Instituto Paulista de Cidades Criativas e Identidades Culturais (IPCCIC). Foi diretora do Departamento de Patrimônio Cultural da Secretaria de Cultura de Ribeirão Preto (2005-2012) e coordenadora da Rede de Cooperação Identidades Culturais (2009-2012). É autora de livros sobre memória e identidades culturais.

Adriana Silva, jornalista, é doutora em Educação pela UFSCar e pós-doutoranda em Administração / Gestão Pública pela FEA-USP de Ribeirão Preto. Foi Secretária de Cultura de Ribeirão Preto (2009-2012). É membro da Setorial de Patrimônio Material, vinculado ao Conselho Nacional de Cultura do MinC; diretora administrativa do Instituto Casa da Memória Italiana; presidente do Instituto Paulista de Cidades Criativas e Identidades Culturais (IPCCIC) e presidente da Fundação Feira do Livro.

Nainôra Freitas é historiadora, com mestrado e doutorado pela Unesp de Franca. Leciona, no Centro Universitário Barão de Mauá, as disciplinas Religião e Cultura / Museu. É pesquisadora e conselheira do Instituto Paulista de Cidades Criativas e Identidades Culturais (IPCCIC) e foi membro da Rede de Cooperação Identidades Culturais (2009-2012). Autora de livros sobre memória e identidades culturais, e de projetos sobre culinária e festas religiosas.
Imprimir

segunda-feira, 2 de novembro de 2015

Gisele Ganade convida Ópera

Carmen de Bizet no Theatro Pedro II pela Cia. Minaz

A Cia. Minaz volta ao palco do Theatro Pedro II com o espetáculo de ópera estúdio Carmen de Bizet, nos dias 06 e 08 de novembro.
A montagem é adaptada cenicamente para os dias de hoje tendo como cenário um conjunto habitacional em situações muito compatíveis com os casos policiais de crimes passionais da atualidade.
A montagem foi estrada em junho de 2013, durante o I Festival de Ópera de Ribeirão Preto, sendo apresentada também no Teatro Minaz e no Auditório Claudio Santoro, em Campos do Jordão.
O espetáculo, reduzido para uma hora e vinte minutos de duração tem sua linha dramática introduzida por um personagem que circula pelas imediações do “Conjunto Habitacional Sevilha II” e se intitula o próprio compositor da ópera. A encenação se passa toda em uma praça em frente ao condomínio onde ficam também, um posto policial, uma igreja evangélica e uma boate, o que aproxima o público da narrativa realista do libreto resumido.
Sob a regência de Gisele Ganade, Direção Cênica de André Cruz, com cenário e figurinos de Ivo Rinhel D’Acol, solistas e Coral Minaz encenam a ópera acompanhados por uma orquestra reduzida. No elenco Maria Célia Tambasco de Oliveira como Carmen, Ozório Christovam como José,  Mariana Cunha como Micaela, Camilo Calandreli como Escamilo, Marcos Pinafo como Morales, Gabriela Momesso como Frasquita, Isabela Mestriner como Mercedes, Pedro Coelho como Dançarino e Sasha Ganade como Remendado.
As apresentações acontecerão às 21 horas no dia 06 e no dia 08 às 19 horas.   Os ingressos custam na Plateia, Frisas e Balcão Nobre R$ 60 (Inteira) e R$ 30 (Meia) e no Balcão Simples e Galeria R$ 50 (inteira) e R$ 25 (Meia). Podem ser adquiridos na Cia. Minaz pelo telefone (16) 3941.2722, na bilheteria do Theatro Pedro II e também pelo site Ingresso Rápido (www.ingressorapido.com.br). 
Mais informações pelo telefone (16) 3941.2722.  Classificação 14 anos.
             SERVIÇO
Carmen de Bizet no Theatro Pedro II 
Dias: 
06 e 08 de novembro
Horário: 21 horas 
Local: Theatro Pedro II (
Rua Álvares Cabral, 370 – Centro)
Ingressos: 
Plateia, Frisas e Balcão Nobre R$ 60 (Inteira) e R$ 30 (Meia) 
Balcão Simples e Galeria R$ 50 (inteira) e R$ 25 (Meia). 
www.ingressosrapido.com.br 
Informações: (16) 3941.2722