segunda-feira, 17 de agosto de 2015

Ribeirão Cultural

Riquíssimo evento promovido pelo dr Camilo e Elaine Assolini na Faculdade de Letras da USP.
Teoria e prática e acima de tudo muita dedicação.
Frida Kahlo, Ivan Cruz e Manoel de Barros foram os temas da vez.
Parabéns a todos!
Não percam os próximos!
Eliane Ratier, Helena Agostinho e Cristiane Framartino Bezerra estiveram por lá.

Elaine Assolini, Camilo Xavier, Ilsi Xavier, Leda Pereira, Marlene Cerviglieri, Heloísa Alves, Helena Agostinho, Eliane Ratier



quinta-feira, 13 de agosto de 2015

Mara Senna doa antologias para o acervo da Alarp



Na reunião de junho, a acadêmica Mara Senna doou duas antologias nas quais figura, sendo uma da UBE e outra do prêmio SESC,  para o acervo da Alarp.
A bibliotecária Norma Campaz, recebeu e eu, Eliane Ratier, convido todos para que aproveitem nosso rico acervo.

quarta-feira, 12 de agosto de 2015

Leila Ubbi Baldochi dá palestra na Aorp



A convite da acadêmica Eliane Ratier, secretária da Alarp e diretora cultural da Associação Odontológica de Ribeirão Preto, Aorp, a neoacadêmica Leila Ubbi Baldochi proferiu palestra sobre apreciação artística e fotografia na Aorp no dia 28 de julho de 2015.
A palestra integra os preparativos para o Concurso de Fotografia da Aorp que se realiza anualmente.
O assunto despertou o interesse de muitos presentes e aqueceu o debate da noite.
Parabéns, Leila!

segunda-feira, 10 de agosto de 2015

Novo endereço

A Alarp de casa nova!!



A Alarp acaba de instalar-se no espaço do Centro Cultural Luiz Gaetani, gentilmente pensado e generosamente cedido pela acadêmica Vera Regina Marçallo Gaetani.
Anotem o novo endereço e programem uma visita.

Rua Amadeu Amaral 569
Vila Seixas
Ribeirão Preto- SP
Cep- 14020050

Na imagem acima, feita no dia da mudança, temos, a Laura, secretária, dr Oscar Luiz de Moura Lacerda, Carmem Zacarelli, Vera Regina Marçallo Gaetani, Eliane Ratier e Luiz Carlos Minelli, no centro Cultural LUiz Gaetani.

quinta-feira, 6 de agosto de 2015

Programação do Marp

Programação MARP / Agosto e setembro de 2015

Dia 07/08

40° SARP - Salão de Arte de Ribeirão Preto Nacional-Contemporâneo

Artistas selecionados:
Adriana Affortunati
Alice Ricci
Ana Calzavara
Anderson Godinho
André Terayama
Arthur Arnold
Borsa
Bruno Drolshagen
Cadu Oliveira
Cláudio Caropreso
David Magila
Fábio Leão
Henrique de França
Ilê Sartuzi
Ivan Magalhães
Janaína Miranda
João Gonçalves
Lélia Accioli
Mano Penalva
Marinalva Rosa
Priscilla Pessoa
Renata Pelegrini
Ricardo Alves
Roberto Bernardo
Sergio Pinzón
Taís Ramirez
Willian Santos
Yuli Yamagata
Artistas / Prêmios Aquisitivos / Acervo MARP:
David Magila
Ricardo Alves
Yuli Yamagata
Comissão de Seleção e Premiação:
Carlos Eduardo Riccioppo
Nilton Campos
Sérgio Romagnolo
No MARP - Museu de Arte de Ribeirão Preto Pedro Manuel-Gismondi, piso superior, coquetel de abertura às 20:30 horas.
Rua Barão do Amazonas, 323, Ribeirão Preto-SP.
Visitação de terça a sexta-feira, das 09:00 às 18:00 horas; sábados, domingos e feriados (exceto segundas-feiras), das 12:00 às 18:00 horas.
Permanência até 20/09/2015.
Informações no MARP (16) 3635 2421 / 3941 0089.

 

Dia 07/08

Exposição Leonello Berti e Odilla Mestriner

Programação do 40° SARP - Salão de Arte de Ribeirão Preto Nacional-Contemporâneo
Curadoria Nilton Campos.
A exposição faz uma referência a Leonello Berti e Odilla Mestriner – dois dos artistas premiados na primeira edição do SARP (1975) – apresentando uma seleção de obras dos artistas que pertencem ao acervo MARP.
Leonello Berti (Florença – Itália, 1927 / Ribeirão Preto-SP, 1976) chegou no Brasil em 1957 e mudou-se para Ribeirão Preto em 1966, onde foi convidado por Pedro Manuel-Gismondi a dar aulas de pintura na Escola de Artes Plásticas. Após seu falecimento em 1976, a família do artista doou um conjunto significativo de obras de Leonello Berti para a Prefeitura de Ribeirão Preto, que hoje estão incorporadas ao acervo MARP.
Odilla Mestriner (Ribeirão Preto-SP, 1928 / Ribeirão Preto-SP, 2009) é natural de Ribeirão Preto e trabalhou na cidade por mais de cinquenta anos. Deixou uma vasta e emblemática produção artística. Realizou diversas exposições com destaque para a participação em sete edições da Bienal de São Paulo.
No MARP - Museu de Arte de Ribeirão Preto Pedro Manuel-Gismondi, piso térreo, coquetel de abertura às 20:30 horas.
Rua Barão do Amazonas, 323, Ribeirão Preto-SP.
Visitação de terça a sexta-feira, das 09:00 às 18:00 horas; sábados, domingos e feriados (exceto segundas-feiras), das 12:00 às 18:00 horas.
Permanência até 20/09/2015.
Informações no MARP (16) 3635 2421 / 3941 0089.

 

Dia 08/08

Bate-papo no MARP
Programação do 40° SARP - Salão de Arte de Ribeirão Preto Nacional-Contemporâneo
Tradicionalmente o MARP faz um bate-papo na manhã seguinte à abertura de exposição.
Presença dos artistas participantes da quadragésima edição do SARP, em exposição no MARP.
No MARP - Museu de Arte de Ribeirão Preto Pedro Manuel-Gismondi, às 10:00 horas.
Rua Barão do Amazonas, 323, Ribeirão Preto-SP.
Evento gratuito, aberto a interessados.
Informações no MARP (16) 3635 2421.

Até o dia 08/09
INSCRIÇÕES para o Simpósio SARP
Programação do 40° SARP - Salão de Arte de Ribeirão Preto Nacional-Contemporâneo
Simpósio SARP será realizado no MARP nos dias 09 e 10/09/2015.

Dia 09/09
Mesa redonda – SARP 40 anos: um debate sobre as edições do salão e seus desdobramentos
Com participação de Anette HoffmannDante Velloni e Janete Junqueira Polo de Melo.
Mediação Nilton Campos.
Sinopse: Neste debate os participantes abordarão a importância da continuidade de realização do Salão de Arte de Ribeirão Preto como formador de público em Ribeirão Preto e região nas últimas quatro décadas, através de suas edições, trazendo anualmente um panorama da produção atual brasileira, assim como na realização de exposições paralelas, debates, workshops, cursos, entre outras atividades. Abordarão também o incentivo do Salão à produção dos artistas, principalmente aos iniciantes.
Anette Hoffmann é docente sênior junto a Comissão de Cultura e Extensão Universitária da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto. É presidente da Comissão Organizadora do 40º SARP. Participou como membro de Comissões Organizadoras do SARP.
Dante Velloni cursou a Faculdade de Belas Artes de São Paulo. Mestre pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo. Foi professor na Faculdade de Belas Artes de São Paulo e na Universidade Federal de Uberlândia. Atualmente é Professor do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Ribeirão Preto e Professor do Curso Pós-Graduação em História da Arte - FAAP. É artista plástico com participação em importantes mostras como o Salão Nacional de Artes Plásticas Funarte - Rio de Janeiro; Visual / Experimental Poetry - S. Diego University - USA; Paço das Artes - São Paulo; Salão de Belas Artes Brasil e JapãoBienal Internacional de São Paulo100 Artisti & 100 Libri - Centro Documentazioni Visive di Parma - Itália e Prêmio Pirelli de Pintura no Museu de Arte de São Paulo. Foi premiado na 2ª (1977), 3ª (1978), 4ª (1979), 7ª (1982) e 10ª (1985) edições do SARP.
Janete Junqueira Polo de Melo é formada em artes visuais pela Universidade de Ribeirão Preto - UNAERP. É membro da Comissão Organizadora do 40º SARP. Participou como membro de Comissões Organizadoras do SARP. Coordenou as 25 edições da Mostra de Arte da Juventude do SESC Ribeirão Preto (1986 / 2014).
Nilton Campos é arquiteto e diretor do MARP - Museu de Arte de Ribeirão Preto Pedro Manuel-Gismondi, da Secretaria Municipal da Cultura de Ribeirão Preto. Coordena o SARP e participou como membro de Comissões de Seleção e Premiação do salão.

Dia 10/09
Palestra – SARP 40 anos: uma conversa sobre o legado do Salão de Arte de Ribeirão Preto e suas perspectivas
Com participação de Liliane Benetti e Nilton Campos.
Sinopse: Os palestrantes abordarão as quatro décadas de Salão de Arte de Ribeirão Preto à luz de seu histórico de atividades, enfatizando a importância do acervo constituído pelos prêmios dos Salões não apenas no contexto regional das artes visuais mas, sobretudo, o papel do SARP e do acervo que se formou em torno de suas edições no cenário da arte brasileira contemporânea, especialmente nos últimos quinze anos.
Liliane Benetti é professora e crítica de arte. Doutora em Artes Visuais pela Universidade de São Paulo (2013), Bacharel em Artes Plásticas com habilitação em Escultura pela Escola de Comunicações e Artes da USP (2006), Mestre em Filosofia do Direito pela Faculdade de Direito da USP (2002) e Bacharel em Direito pela mesma instituição (1998). Realizou estágio de pesquisa em artes em Nova York, na The New School, com apoio de bolsa de doutorado-sanduíche no exterior concedida pela CAPES (2012). Integra, atualmente, o Centro de Pesquisas em Arte Brasileira do Departamento de Artes Plásticas da Escola de Comunicações e Artes da USP e o Grupo de Pesquisas sobre Samuel Beckett do Departamento de Teoria Literária e Literatura Comparada da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP. Atua como crítica de arte e publica regularmente textos sobre artistas contemporâneos, tendo participado, entre 2011 e 2013, do grupo de críticos do Centro Cultural São Paulo. Desde 2013, ministra, como professora convidada, disciplinas de história da arte na graduação em Artes Plásticas da ECA-USP.
Nilton Campos é arquiteto e diretor do MARP - Museu de Arte de Ribeirão Preto Pedro Manuel-Gismondi, da Secretaria Municipal da Cultura de Ribeirão Preto. Coordena o SARP e participou como membro de Comissões de Seleção e Premiação do salão.
No MARP - Museu de Arte de Ribeirão Preto Pedro Manuel-Gismondi, 20:00 horas.
Rua Barão do Amazonas, 323, Ribeirão Preto-SP.
Público: interessados acima de 16 anos.
Inscrições gratuitas a partir de 14/07: até 05/09 inscrições para a mesa-redonda / até 08/09 inscrições para a palestra, com preenchimento de ficha de inscrição, no MARP - Museu de Arte de Ribeirão Preto Pedro Manuel-Gismondi (Rua Barão do Amazonas, 323, Centro) ou na Oficina Cultural Candido Portinari (Rua Visconde de Inhaúma, 490, 1º andar, Ed. Pe. Euclides, Centro).
Seleção: primeiros inscritos.
30 vagas por dia.
Realização MARP - Museu de Arte de Ribeirão Preto Pedro Manuel-Gismondi, Oficina Cultural Candido Portinari (Secretaria de Estado da Cultura) e AAMARP - Associação de Amigos do MARP.
Informações no MARP (16) 3635 2421 / 3941 0089, ou na Oficina Cultural Candido Portinari (16) 3625 6161 / 3625 6970.

Dia 18/08

Grupo de Estudos MARP
Programação do 40° SARP - Salão de Arte de Ribeirão Preto Nacional-Contemporâneo
Pauta: Visita guiada ao 40° SARP - Salão de Arte de Ribeirão Preto Nacional-Contemporâneo, com Nilton Campos (Diretor do MARP).
Grupo de Estudos MARP cumpre um importante papel na formação do público interessado em arte, através dos bate-papos realizados após a apresentação de vídeos, leitura de textos, análise de produções artísticas e outros.
No MARP - Museu de Arte de Ribeirão Preto Pedro Manuel-Gismondi, terça-feira, às 19:30 horas.
Rua Barão do Amazonas, 323, centro, Ribeirão Preto-SP.
Evento gratuito, aberto a interessados.
Informações no MARP (16) 3635 2421 / 3941 0089.

Dia 20/08

Exposição Paisagens
Geraldo Lara
Programação do 40° SARP - Salão de Arte de Ribeirão Preto Nacional-Contemporâneo
Artista convidado / Curadoria Nilton Campos.
A exposição apresentará um conjunto de gravuras em metal produzidas pelo artista a partir da década de 1980, que serão incorporadas ao acervo MARP.
Geraldo Lara – artista natural de São Joaquim da Barra-SP, que atua como gravurista e pintor desde 1980. Foi premiado na 15ª edição do SARP, em 1990. Vive e trabalha em Ribeirão Preto-SP.
No W espaço de arte, coquetel de abertura às 20:30 horas.
Rua Nélio Guimarães, 1300, Ribeirão Preto-SP.
Visitação de segunda a sexta-feira, das 14:30 às 18:30 horas.
Permanência até 04/09/2015.
Realização MARP - Museu de Arte de Ribeirão Preto Pedro Manuel-Gismondi em parceria com o W espaço de arte.
Informações (16) 3623 2466.

Dias 09 e 10/09
Feira de Arte / Pequenos Formatos
A AAMARP - Associação de Amigos do MARP realizará em paralelo aos dois dias do Simpósio SARP, a Feira de Arte / Pequenos Formatos, em prol das ações do MARP.
São obras de arte de diversos artistas a venda por até R$ 120,00.
No MARP - Museu de Arte de Ribeirão Preto Pedro Manuel-Gismondi, a partir das 19:00 horas.
Rua Barão do Amazonas, 323, Ribeirão Preto-SP.
Informações no MARP (16) 3635 2421 / 3941 0089.

Dias 09 e 10/09
Simpósio SARP
Programação do 40° SARP - Salão de Arte de Ribeirão Preto Nacional-Contemporâneo

Dia 09/09
Mesa redonda – SARP 40 anos: um debate sobre as edições do salão e seus desdobramentos
Com participação de Anette HoffmannDante Velloni e Janete Junqueira Polo de Melo.
Mediação Nilton Campos.
Sinopse: Neste debate os participantes abordarão a importância da continuidade de realização do Salão de Arte de Ribeirão Preto como formador de público em Ribeirão Preto e região nas últimas quatro décadas, através de suas edições, trazendo anualmente um panorama da produção atual brasileira, assim como na realização de exposições paralelas, debates, workshops, cursos, entre outras atividades. Abordarão também o incentivo do Salão à produção dos artistas, principalmente aos iniciantes.
Anette Hoffmann é docente sênior junto a Comissão de Cultura e Extensão Universitária da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto. É presidente da Comissão Organizadora do 40º SARP. Participou como membro de Comissões Organizadoras do SARP.
Dante Velloni cursou a Faculdade de Belas Artes de São Paulo. Mestre pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo. Foi professor na Faculdade de Belas Artes de São Paulo e na Universidade Federal de Uberlândia. Atualmente é Professor do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Ribeirão Preto e Professor do Curso Pós-Graduação em História da Arte - FAAP. É artista plástico com participação em importantes mostras como o Salão Nacional de Artes Plásticas Funarte - Rio de Janeiro; Visual / Experimental Poetry - S. Diego University - USA; Paço das Artes - São Paulo; Salão de Belas Artes Brasil e JapãoBienal Internacional de São Paulo100 Artisti & 100 Libri - Centro Documentazioni Visive di Parma - Itália e Prêmio Pirelli de Pintura no Museu de Arte de São Paulo. Foi premiado na 2ª (1977), 3ª (1978), 4ª (1979), 7ª (1982) e 10ª (1985) edições do SARP.
Janete Junqueira Polo de Melo é formada em artes visuais pela Universidade de Ribeirão Preto - UNAERP. É membro da Comissão Organizadora do 40º SARP. Participou como membro de Comissões Organizadoras do SARP. Coordenou as 25 edições da Mostra de Arte da Juventude do SESC Ribeirão Preto (1986 / 2014).
Nilton Campos é arquiteto e diretor do MARP - Museu de Arte de Ribeirão Preto Pedro Manuel-Gismondi, da Secretaria Municipal da Cultura de Ribeirão Preto. Coordena o SARP e participou como membro de Comissões de Seleção e Premiação do salão.

Dia 10/09
Palestra – SARP 40 anos: uma conversa sobre o legado do Salão de Arte de Ribeirão Preto e suas perspectivas
Com participação de Liliane Benetti e Nilton Campos.
Sinopse: Os palestrantes abordarão as quatro décadas de Salão de Arte de Ribeirão Preto à luz de seu histórico de atividades, enfatizando a importância do acervo constituído pelos prêmios dos Salões não apenas no contexto regional das artes visuais mas, sobretudo, o papel do SARP e do acervo que se formou em torno de suas edições no cenário da arte brasileira contemporânea, especialmente nos últimos quinze anos.
Liliane Benetti é professora e crítica de arte. Doutora em Artes Visuais pela Universidade de São Paulo (2013), Bacharel em Artes Plásticas com habilitação em Escultura pela Escola de Comunicações e Artes da USP (2006), Mestre em Filosofia do Direito pela Faculdade de Direito da USP (2002) e Bacharel em Direito pela mesma instituição (1998). Realizou estágio de pesquisa em artes em Nova York, na The New School, com apoio de bolsa de doutorado-sanduíche no exterior concedida pela CAPES (2012). Integra, atualmente, o Centro de Pesquisas em Arte Brasileira do Departamento de Artes Plásticas da Escola de Comunicações e Artes da USP e o Grupo de Pesquisas sobre Samuel Beckett do Departamento de Teoria Literária e Literatura Comparada da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP. Atua como crítica de arte e publica regularmente textos sobre artistas contemporâneos, tendo participado, entre 2011 e 2013, do grupo de críticos do Centro Cultural São Paulo. Desde 2013, ministra, como professora convidada, disciplinas de história da arte na graduação em Artes Plásticas da ECA-USP.
Nilton Campos é arquiteto e diretor do MARP - Museu de Arte de Ribeirão Preto Pedro Manuel-Gismondi, da Secretaria Municipal da Cultura de Ribeirão Preto. Coordena o SARP e participou como membro de Comissões de Seleção e Premiação do salão.
No MARP - Museu de Arte de Ribeirão Preto Pedro Manuel-Gismondi, 20:00 horas.
Rua Barão do Amazonas, 323, Ribeirão Preto-SP.
Público: interessados acima de 16 anos.
Inscrições gratuitas a partir de 14/07: até 05/09 inscrições para a mesa-redonda / até 08/09 inscrições para a palestra, com preenchimento de ficha de inscrição, no MARP - Museu de Arte de Ribeirão Preto Pedro Manuel-Gismondi (Rua Barão do Amazonas, 323, Centro) ou na Oficina Cultural Candido Portinari (Rua Visconde de Inhaúma, 490, 1º andar, Ed. Pe. Euclides, Centro).
Seleção: primeiros inscritos.
30 vagas por dia.
Realização MARP - Museu de Arte de Ribeirão Preto Pedro Manuel-Gismondi, Oficina Cultural Candido Portinari (Secretaria de Estado da Cultura) e AAMARP - Associação de Amigos do MARP.
Informações no MARP (16) 3635 2421 / 3941 0089, ou na Oficina Cultural Candido Portinari (16) 3625 6161 / 3625 6970.

De 15 a 25/09

INSCRIÇÕES Oficina de fotografia no MARP
Com o fotógrafo Tony Miyasaka (Ribeirão Preto-SP)
Sinopse: Na oficina serão abordados os seguintes assuntos: funcionamento dos principais recursos da câmera fotográfica, focalização, fotometria, velocidade, profundidade de campo, uso do flash, noções de funcionamento de imagem digital (pixel), qualidade da imagem, qualidade de cores na fotografia digital, composição, enquadramento e diferentes formas de iluminação.
Essa oficina faz parte do projeto "Entradas", da artista Adriana Amaral (Ribeirão Preto-SP), em exposição no MARP de 02/10 a 01/11.
Tony Miyasaka é engenheiro civil e trabalha no ramo fotográfico desde 1975. Realiza trabalhos como fotografo jornalístico para revistas de turismo, incluindo reportagens em Monte Verde, Socorro, Manaus, México, Chile, Itália, França, Grécia, Argentina, entre outros lugares. Fotografo aéreo, com muitos voos realizados durante a carreira. Professor de fotografia desde 2000, incluindo cursos de pós- graduação. Jurado convidado para diversos concursos fotográficos.
Realização através da AAMARP - Associação de Amigos do MARP.
Projeto realizado com o apoio do ProAC ICMS.
No MARP - Museu de Arte de Ribeirão Preto Pedro Manuel-Gismondi, nos dias 08, 15, 22 e 29/10, quintas-feiras, das 19:00 às 22:00 horas.
Rua Barão do Amazonas, 323, centro, Ribeirão Preto-SP.
Para interessados acima de 16 anos.
Evento gratuito.
Seleção: primeiros inscritos.
Vagas limitadas.
Inscrições e informações no MARP (16) 3635 2421 / 3941 0089.

Dia 17/09
Exposição Melancolia
Programação do 40° SARP - Salão de Arte de Ribeirão Preto Nacional-Contemporâneo
Adda Prieto com Keila Marques
Cleido Vasconcelos
Daré
Élcio Miazaki
Elsio Ferrari com Luciano Koscky
Curadoria Anette Hoffmann e Nilton Campos.
Os artistas foram convidados para desenvolver um projeto de instalação a partir do tema “Melancolia”, para ocupação das cinco salas do Museu Histórico da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto.
No ECEU - Espaço Cultural e de Extensão Universitária (USP), abertura às 19:00 horas.
Avenida Nove de Julho, 980, Ribeirão Preto-SP.
Visitação de segunda a sexta-feira, das 09:00 às 16:00 horas.
Permanência até 27/11/2015.
Realização Museu Histórico e Comissão de Cultura e Extensão Universitária da FMRP, em parceria com o MARP - Museu de Arte de Ribeirão Preto Pedro Manuel-Gismondi.
Informações (16) 3602 0695.

Dia 29/09
Grupo de Estudos MARP
Programação do 40° SARP - Salão de Arte de Ribeirão Preto Nacional-Contemporâneo
Pauta: Visita à exposição “Melancolia” no ECEU e bate-papo com os artistas participantes da mostra: Adda Prieto, Cleido Vasconcelos, Daré, Élcio Miazaki, Elsio Ferrari, Keila Marques e Luciano Koscky.
Grupo de Estudos MARP cumpre um importante papel na formação do público interessado em arte, através dos bate-papos realizados após a apresentação de vídeos, leitura de textos, análise de produções artísticas e outros.
No ECEU - Espaço Cultural e de Extensão Universitária (USP), terça-feira, às 19:30 horas.
Avenida Nove de Julho, 980, Ribeirão Preto-SP.
Evento gratuito, aberto a interessados.
Realização MARP - Museu de Arte de Ribeirão Preto Pedro Manuel-Gismondi em parceria com o Museu Histórico e Comissão de Cultura e Extensão Universitária da FMRP.
Informações no MARP (16) 3635 2421 / 3941 0089.


segunda-feira, 3 de agosto de 2015

Aniversário da Oficina Cultural Cândido Portinari- convite

A OC Candido Portinari está em festa: completa “bodas de prata” de uma união muito bem sucedida com Ribeirão Preto e região.

Nesses 25 anos, um incontável número de pessoas passou por este espaço, pessoas essas que foram fundamentais na construção de uma história rica e sólida. Por isso, preparamos um agosto especial de celebração, para que colaboradores, frequentadores, parceiros e apoiadores, possam comemorar conosco.

A programação segue abaixo, esperamos ter o prazer da sua participação.

Grande abraço
1/07/2015

A Oficina Cultural Candido Portinari completa 25 anos como referência cultural na região de Ribeirão Preto


A Oficina Cultural Candido Portinari completa 25 anos como referência cultural na região de Ribeirão Preto
Ribeirão Preto estará em festa durante o mês de agosto, com uma série de eventos que marcará os 25 anos Oficina Cultural Candido Portinari. A programação de aniversário começará na sexta-feira (7) a partir das 10h, com a exposição Portinari: Mãos de Pintor, Coração de Poeta, onde público terá a chance de conhecer o lado literário de Portinari.

No mesmo dia, às 19 horas, será mostrado o documentário Percursos: OC Candido Portinari 25 ANOS, que mostrará através de registros de imagens e depoimentos de pessoas que acompanham a trajetória da oficina. A cantora moçambicana Lenna Bahule coordenará a atividade Vivências Moçambicanas: Cantos, Jogos e Danças Populares no sábado (8), onde serão apresentados danças, ritmos e percussões da cultura africana. A cantora se apresentará no espetáculo Nômade em que destaca o afro-jazz e a música moçambicana misturados e relembra as parcerias com grandes nomes como Bobby McFerrin e Zap Mama.

A programação inclui também o Concerto: As Canções de Amor de Santoro e Vinicius, com o pianista Alessandro Santoro e a cantora liríca, Gisele Ganade, onde irão apresentar o grandioso repertorio de canções deixadas por Vinicius de Moraes. A apresentação ocorrerá na sexta-feira (28) às 20 horas no Teatro Minaz. 
 
Entre os cursos realizados na oficina, destacam-se os projetos voltados às áreas de literatura, teatro, artes plásticas, dança, música e fotografia.  A unidade faz parte do Programa Oficinas Culturais, mantido pela Secretaria da Cultura e gerenciado pela Poiesis, é responsável por oferecer gratuitamente atividades de formação cultural para diversas idades durante o ano todo.

Confira a programação completa:
PROGRAMAÇÃO ESPECIAL DE 25 ANOS DA OFICINA
► ABERTURA DA EXPOSIÇÃO “PORTINARI: MÃOS DE PINTOR, CORAÇÃO DE POETA”7/8 – sexta-feira – 10h
Visitação: de terça a sexta-feira, das 13h às 21h; aos sábados, das 10h às 14h
Classificação: livre
Local: OC Candido Portinari

A exposição, cedida pelo Museu Casa de Portinari, permite ao público conhecer, de forma lúdica e dinâmica, a vida literária de Portinari, contada por meio de painéis com poemas, material cenográfico e elementos reais.


► EXIBIÇÃO DO DOCUMENTÁRIO “PERCURSOS: OC CANDIDO PORTINARI 25 ANOS”7/8 – sexta-feira – 19h
Classificação: livre
Local: OC Candido Portinari

Documentário sobre a história dos 25 anos da Oficina Cultural Candido Portinari em Ribeirão Preto e região, por meio de fotos, material de divulgação, fortuna crítica e depoimentos de pessoas que fizeram e/ou ainda fazem parte da instituição.


► ESPETÁCULO “NÔMADE”Lenna Bahule
7/8 – sexta-feira – 20h
Classificação: 14 anos
50 lugares
Local: OC Candido Portinari

A cantora moçambicana Lenna Bahule traz, neste espetáculo de afro-jazz, uma fusão da música de seu país com trabalhos de artistas como Bobby McFerrin, Zap Mama, Maria João, Rhiannon, Egberto Gismonti, Fernando Barba e Santiago Vazquez. Nascida em Maputo, Lenna Bahule estudou piano, canto, flauta doce e makwaela, dança popular moçambicana. Cantou nas bandas moçambicanas TP50, que toca música brasileira, e Nkhuvu, o grupo que acompanha Stewart Sukuma. Atualmente no Brasil, Lenna Bahule prossegue com sua carreira artística, além de ministrar aulas de canto e dança populares de Moçambique.
► VIVÊNCIAS MOÇAMBICANAS: CANTOS, JOGOS E DANÇAS POPULARESCoordenação: Lenna Bahule
8/8 – sábado – 10h às 13h
Público: adolescentes a partir de 14 anos
Inscrições: 14/7 a 6/8
Seleção: primeiros inscritos
30 vagas

No dia seguinte ao espetáculo “Nômade”, a cantora Lenna Bahule orienta esta oficina, que transmitirá elementos da cultura tradicional de Moçambique por meio de vivências em dança, canto e percussão corporal. A maior parte dos exercícios será em changane, xitswa e chopi, o que significa que os participantes também terão contato com palavras dessas línguas nacionais moçambicanas e seus significados.


► ESPETÁCULO “PORTINARI, ENTRE CANTOS E POESIA”Carla Portinari, Eduardo Tarlá e Alfredo Rossetti
11/8 – terça-feira – 20h
Classificação: livre
50 lugares
Local: OC Candido Portinari

“Portinari, entre Cantos e Poesia” mescla clássicos da música popular brasileira com a leitura dramática de poemas escritos pelo grande artista plástico. Sobrinha neta de Candido Portinari, Carla Portinari é uma cantora que vem despontando no cenário da MPB: neste espetáculo, ela será acompanhada pelo violonista Eduardo Tarlá e pelo poeta Alfredo Rossetti, que fará a leitura dramática.


► WORKSHOP: AS CANÇÕES DE AMOR DE SANTORO E VINICIUSCoordenação: Alessandro Santoro e Gisele Ganade
27/8 – quinta-feira – 18h30 às 21h30
Público: interessados acima de 14 anos
Inscrições: 14/7 a 25/8
Seleção: primeiros inscritos
50 vagas
Local: Teatro Minaz: Rua Carlos Chagas, 273 – Jardim Paulista

O workshop aborda as canções de amor criadas na parceria do músico e regente Claudio Santoro com o poeta Vinicius de Moraes, quando ambos viviam em Paris no final da década de 1950. Trechos das canções serão executados e analisados, ao lado da apresentação de vídeos, fotos e partituras. No dia seguinte ao workshop, Alessandro e Gisele realizam concerto com o repertório de Santoro e Vinicius.

Filho do compositor erudito e maestro Claudio Santoro, o pianista Alessandro Santoro tem mestrado pelo Conservatório Tchaikovsky de Moscou e pelo Conservatório Real de Haia, na Holanda, onde lecionou por cinco anos. Integrou a Orchestra of the 18th Century e fundou a Den Haag Baroque Orchestra. É professor de cravo e baixo contínuo no Núcleo de Música Antiga da Emesp Tom Jobim e responde pelo acervo material e virtual da Associação Cultural Claudio Santoro.

Gisele Ganade é fundadora da Cia. Minaz, da qual é diretora musical, regente, preparadora vocal e solista. Atualmente é diretora artística do Teatro Minaz e do Festival de Ópera de Ribeirão Preto, e curadora musical do Auditório Claudio Santoro em Campos do Jordão (sala administrada pela ACAM – Associação Cultural de Apoio ao Museu Casa de Portinari).


► CONCERTO: AS CANÇÕES DE AMOR DE SANTORO E VINICIUSAlessandro Santoro e Gisele Ganade
28/8 – sexta-feira – 20h
Classificação: livre
Local: Teatro Minaz: Rua Carlos Chagas, 273 – Jardim Paulista

O pianista Alessandro Santoro e a cantora lírica Gisele Ganade apresentam as célebres – mas pouco conhecidas do grande público – canções de amor compostas por Claudio Santoro e Vinicius de Moraes, que serão intercaladas com obras estritamente musicais e literárias de cada um dos autores.