O vereador André Luiz, em parceria com a Casa do Poeta e o Instituto do Livro convida para participar do Prêmio Literário do Trabalhador.
Segue regulamento.
Participem!!
I Prêmio Literário Trabalhador Brasileiro
O Programa Fórum do Trabalhador e a Casa do Poeta e do Escritor de Ribeirão Preto informam que as inscrições para o I Prêmio Literário Trabalhador Brasileiro de Poesia estão abertas.
1. REGULAMENTO
O Concurso tem por objetivo valorização da classe trabalhadora e promoção da literatura brasileira. Na edição de 2015 contemplará o gênero POESIA. O Tema é “trabalhador” sendo que os textos devem evidenciar as mais variadas profissões e atividades profissionais
2. INSCRIÇÃO
2.1 - A inscrição será grátis. Poderão participar autores brasileiros, residentes ou não no País, maiores de 16 anos. NÃO SERÃO ACEITAS POESIAS COLETIVAS, COM MAIS DE UM AUTOR.
2.2 - Os participantes menores de 18 (dezoito) anos só poderão se inscrever se apresentarem autorização dos pais ou responsáveis, com firma reconhecida, conforme modelo disponibilizado pela organização, constante no Anexo I.
2.3 - O participante poderá inscrever apenas 1 (um) poema, inédito, com tema livre e escrita em Língua Portuguesa, obedecendo as seguintes normas: 5 (cinco) vias impressas, em papel A4, digitadas com espaço 1,5; fonte Arial e corpo 12, margem superior e margem esquerda de 3,0 cm, margem inferior e margem direita de 2,0 cm; devidamente corrigidas e revisadas. O poema deverá ser apresentado em no máximo 2 laudas (entendendo como 1 lauda 34 linhas), As vias impressas deverão vir acompanhadas de um CD gravado com o poema (que será utilizado para a publicação dos poemas selecionados).
Observação: Considera-se inédito o poema que não tenha sido divulgado em qualquer meio de comunicação, inclusive na Internet.
2.5 - As 5 (cinco) cópias impressas, deverão ser enviadas dentro de um envelope de tamanho A4 e endereçadas para: I Prêmio Literário Trabalhador Brasileiro – Rua Martinico Prado, 1148 – Vila Tibério – Ribeirão Preto – SP – CEP: 14050-050
2.6 – deverá constar apenas o pseudônimo do(a) autor(a), localizado no rodapé de cada folha e sem qualquer tipo de assinatura, rubrica ou identificação do nome verdadeiro do(a) autor (a).
2.7 - A inscrição implicará no reconhecimento e concordância, por parte do autor, de todas as condições estipuladas no presente edital.
2.8 - Para fiel cumprimento do prazo para recebimento das inscrições, será considerada válida a inscrição para o concurso, o poema enviado contendo todos os dados e as documentações necessárias (apresentados no presente edital), considerando a data limite para a entrega até o dia 30 de abril de 2015, inclusive, apreciando a data do carimbo postal.
2.9 - NÃO SERÃO ACEITOS pedidos de inscrição ou materiais adicionais após a data de encerramento das inscrições.
2.10 - NÃO SERÃO ACEITAS inscrições que não cumpram as exigências contidas no presente edital.
2.11 - NÃO HAVERÁ CHAMADA para regularização de documentação ou requisitos referentes à inscrição, a qual, se incompleta ou em desacordo com este edital, acarretará, obrigatória e automaticamente, na desclassificação do concorrente, quando de sua análise pela Comissão Julgadora do Concurso.
2.12 - A Comissão Organizadora não se responsabiliza por propostas não submetidas por motivo de ordem técnica dos Correios, bem como outros fatores que impossibilitem o envio da correspondência dentro do prazo.
3. DOS DOCUMENTOS
3.1 - Cada proponente deverá imprimir e preencher, obrigatoriamente, todos os campos da ficha de inscrição (Anexo I), colocar em um envelope menor rigorosamente lacrado, com as seguintes informações:
a) Título do poema;
b) Cópia do RG e do CPF do(a) autor(a);
c) Pseudônimo e breve currículo do(a) autor(a)com endereço residencial completo;
d) Em caso de participante menor de 18 (dezoito) anos de idade, autorização dos pais ou responsáveis, com firma reconhecida, conforme modelo disponibilizado pela organização, cópia do RG e CPF do responsável e do participante.
3.2 - O envelope menor deverá ser enviado dentro do envelope maior e, na sua parte externa, deverá constar APENAS o título do poema e o pseudônimo do autor (a). Após o julgamento de todos os poemas pela Comissão Julgadora do Concurso, eles serão abertos para as devidas identificações.
4. PREMIAÇÃO
Serão outorgados troféus aos três primeiros colocados. Os cinquenta (50) melhores classificados receberão certificado de participação e terão seus poemas publicados na Antologia em parceria com o Instituto do Livro de Ribeirão Preto, sem custo, taxa ou qualquer despesa para o AUTOR.
A título de Direito Autoral, cada autor receberá como premiação, além da publicação da obra na Antologia, 5 (cinco) exemplares da obra, durante o evento de lançamento ou pelos Correio (Encomenda Normal).
A publicação será em ordem alfabética, por nome de AUTOR, com Ficha Catalográfica, número de ISBN e selo editorial do Instituto do Livro de Ribeirão Preto.
5. CRONOGRAMA
Inscrições: até 30 de abril de 2015,
Divulgação do Resultado: até 15 de maio de 2015.
Lançamento da Antologia: no mês de junho de 2015, durante a 15ª Feira Internacional do Livro de Ribeirão Preto
6. DOS CRITÉRIOS DE SELEÇÃO E JULGAMENTO
6.1 - Os critérios de julgamento e seleção são prerrogativas exclusivas da Comissão Julgadora do Concurso, cujas decisões correrão em absoluto sigilo.
7. DIREITOS DE IMAGEM, DIVULGAÇÃO E REGISTRO
7.1. - Os autores aprovados no concurso autorizam, com o ato da inscrição, a Comissão Organizadora do I Prêmio Literário Trabalhador Brasileiro, a divulgarem imagem, fotos, vídeos e trabalhos na mídia, bem como nos materiais de divulgação a serem produzidos (livro, folders, cartazes, folhetos etc.).
7.2 - É expressamente vedado aos classificados, por si ou por seus representantes, a citação, menção ou conexão do poema selecionado com quaisquer patrocinadores ou apoiadores particulares e/ou estranhos ao I Prêmio Literário
Trabalhador Brasileiro, concorrentes ou não dos patrocinadores e apoiadores oficiais do evento, salvo autorização expressa pela Coordenação Geral do Evento.
7.3 – Os autores classificados autorizam, com o ato da inscrição, o registro gratuito, livre de qualquer taxa ou pagamento, através de sistemas de vídeo, áudio e fotografia, da sua participação no I Prêmio Literário Trabalhador Brasileiro, para fins de arquivo e divulgação da presente e das futuras edições do Prêmio, bem como pelos patrocinadores e apoiadores por qualquer veículo de comunicação. Para tanto, a organização fica autorizada a promover o registro em fotografia e vídeo, com a consequente utilização desses.
7.4 - Os direitos autorais dos 50 (cinquenta) poemas selecionados são automaticamente cedidos à comissão organizadora.
8. DISPOSIÇÕES FINAIS
8.1 – Nenhum poema, classificado ou não, será devolvido aos participantes.
8.2 – As obras não classificadas serão incineradas.
8.3 - Ao fazer a inscrição, o AUTOR estará concordando com as regras do concurso, inclusive autorizando a publicação de sua POESIA e BIOGRAFIA, em antologia publicada pelos organizadores e, responderá por plágio, cópia indevida e demais crimes previstos na Lei do Direito Autoral, pela obra inscrita no concurso.
8.4 - Mais informações: premiotrabalhadorbrasileiro@gmail.com
Espaço destinado a divulgar e promover os trabalhos relacionados com a Academia de Letras e Artes de Ribeirão Preto.- Alarp
terça-feira, 24 de fevereiro de 2015
segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015
Instituto do Livro convida
Ribeirão Preto ganha novo projeto literário
‘A voz da escrita’ será lançada no dia 5 de março e trará grandes nomes da literatura à cidade
Affonso Romano de Sant’anna e Marina Colassanti são os convidados para o lançamento do projeto
Parceria entre o Instituto do Livro e Sesc resultaram no projeto ‘A voz da escrita’, que será lançado no dia 5 de março, às 20h30, no auditório do Sesc, localizado na rua Tibiriçá, 50. A iniciativa, que acontecerá sempre na primeira quinta-feira do mês, tem curadoria do escritor Menalton Braff, ganhador de um dos mais importantes prêmios literários brasileiros, o Jabuti. O evento tem entrada gratuita.
Para o lançamento foram convidados os escritores Affonso Romano de Sant’anna e Marina Colassanti, que farão uma apresentação sobre suas vidas e obras. Como explica Menalton, os convidados sempre farão uma seleção e leitura de seus textos. “O público poderá conhecer a obra através do olhar do próprio escritor, ficando assim, mais próximo do seu trabalho”, destaca Braff, lembrando que ao final do encontro, uma abertura será feita para troca de ideias entre o público e convidados. “Desta maneira, o público pode aprender e se deliciar com o sarau”, emendou.
Affonso Romano de Sant’anna – Além de receber vários prêmios literários e publicar inúmeros livros, como ‘A grande fala do índio Guarani’, ‘Como se faz literatura’ e ‘Poesia sobre poesia’, durante os anos de 1990-1996 foi presidente da Fundação Biblioteca Nacional, onde desenvolveu grandes ações de incentivo à leitura, como o Sistema Nacional de Bibliotecas. Foi cronista no Jornal do Brasil (1984-1988) e do jornal O Globo até 2005. Atualmente escreve para os jornais Estado de Minas e Correio Brasiliense.
Marina Colassanti – Escritora e jornalista ítalo-brasileira, publicou 33 livros, entre eles ‘Minha Ilha Maravilha’ e ‘Acontece na cidade’. No Brasil estudou Belas-Artes e trabalhou como jornalista, tendo ainda traduzido importantes textos da literatura italiana. Seu livro de contos "Uma ideia toda azul" recebeu o prêmio O Melhor para o Jovem, da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil. Em 2010, recebeu o Prêmio Jabuti pelo livro “Passageira em trânsito”.
terça-feira, 17 de fevereiro de 2015
Posse na ARL
Fúlvia Freitas , presidente da Alarp, compôs mesa na posse de Roseli Santana na Academia Ribeirãopretana de Letras, no dia 05 de fevereiro.
Roseli tomou posse na cadeira de Érico Veríssimo , onde Nilva Mariani foi titular.
Dr Nelson Jacintho, presidente da ARL, proferiu discurso de boas vindas e o Acadêmico Panazollo também compôs mesa em nome da Academia Brasileira de Trovas. Outros Acadêmicos também estiveram presentes na prestigiada posse.
sexta-feira, 13 de fevereiro de 2015
Prêmio Literário Rubem Alves
Lançado o Prêmio Literário Rubem Alves.
A Fundação Feira do Livro lançou nesta quarta-feira, 11 de fevereiro, o Prêmio Literário Rubem Alves, concurso cultural que integra a programação da 15ª Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto.
Acesse o regulamento completo do Prêmio no site da Fundação:http://goo.gl/aSvpBx
Até o dia 31 de março, a Fundação recebe textos e desenhos autorais de alunos de Ribeirão Preto e do público de todo o país. Os melhores levam aparelhos eletrônicos e livros para casa. Os vencedores serão conhecidos entre os dias 14 e 21 de junho, na Feira.
quinta-feira, 12 de fevereiro de 2015
15ª Feira do Livro de Ribeirão Preto
Adriana Silva, Edgar de Castro, Nelson Jacintho comandam a Fundação Feira do Livro e coordenam importante reunião de planejamento.
Na plateia mais acadêmicos e neoacadêmicos.
A Alarp como parceira e participante.
Parabéns!
https://www.facebook.com/FeiraDoLivroRib/posts/363539557165167
Na plateia mais acadêmicos e neoacadêmicos.
A Alarp como parceira e participante.
Parabéns!
https://www.facebook.com/FeiraDoLivroRib/posts/363539557165167
Assinar:
Postagens (Atom)